Conheça São Mateus

São Mateus foi fundada em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Sendo assim, é o segundo município mais antigo e oitavo mais populoso do estado do Espírito Santo.

O Município está localizado a 220 km ao norte de Vitória, capital do Estado. São aproximadamente 4h em veículo de passeio pela Rodovia BR 101 Norte.

Localização de São Mateus-ES (Google Maps)(link is external)

Sua economia está baseada na exploração e produção de petróleo e na agricultura. Também destaca-se pelo turismo, tanto histórico quanto de temporada. Como pontos turísticos o município de São Mateus possui 42 km de praias de águas claras e mornas, além de diversas construções históricas.

Praias

Balneário de Guriri. Guriri é uma ilha cuja praia sedia um dos carnavais mais animados do estado. Situa-se a 12 km da sede de São Mateus e a 230 km de Vitória.

 

Praia de Barra Nova. Localizada a 23 km da sede da São Mateus, Barra Nova é praticamente deserta e habitada por algumas famílias de caboclos. Sua característica peculiar é a formação rochosa que propicia a produção de sururu. Possui uma vila de pescadores. O ambiente natural ali presente fornece tranquilidade e beleza aos visitantes.

Praia de Urussuquara. Localizada a 58 km da sede, em um dos trechos mais isolados do litoral capixaba, é conhecida como o paraíso dos surfistas.

Patrimônio histórico do Municipio

Sítio Histórico do Porto de São Mateus. Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários.

 

ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Instalado no Porto de São Mateus, ao Norte do Estado do Espírito Santo, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental nasceu da orientação intelectual do antropólogo Darcy Ribeiro, que defendia a criação de um espaço que pudesse congregar e difundir a arte tribal africana e estudar o processo escravocrata em nosso País. Foi criado e gerido com recursos privados, após 35 anos de pesquisa, doação de colecionadores e de estudiosos. Assim, após reunir o maior número possível de máscaras, esculturas e de objetos provenientes de várias etnias, entre os séculos XVII e XX, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental se converteu em um importante centro de difusão, valorização, estudos e pesquisas da arte tribal, contribuindo para sua unidade e um melhor entendimento do continente africano no processo de criação de notáveis artistas e dos movimentos que criaram e difundiram a arte moderna no século XX.

Museu histórico. Localizado na praça São Mateus, é a antiga Casa de Câmara e Cadeia. Sua construção data de 1764. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980.

Igreja Velha. Situada na Praça Anchieta no centro da cidade de São Mateus, é considerada o cartão de visita da cidade. Foi construída em 1596 por jesuítas, índios e escravos, com as pedras que formavam o lastro das embarcações que chagavam ao porto, óleo de baleia e cal.

Igreja Matriz. Localizada na Praça Municipal, Centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio em 1949 no altar-mor, foi erguido um novo altar nos moldes do anterior.

 

Praças

Praça Amélia Boroto

Praça Mesquita Neto

Praça de São Benedito

Outras informações

Visite o site da Prefeitura do Municipio de São Mateus.

www.saomateus.es.gov.br

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540